sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estrutura Capilar


Os cabelos são fibras naturais , formadas pos células mortas queratinizadas. Eles se formam dentro de uma estrutura localizada na derme, chamada folículo piloso.
Na base do folículo encontra-se o bulbo capilar ou raiz do cabelo, onde fica a papila, respónsavel pela nutrição do bulbo. Lá também estão às células germinativas, cuja reprodução dá origem à queratina, proteína que constitui o fio cabelo.
Ligada ao folículo piloso, encontra-se a glândula sebácea. É ela quem produz o sebum, responsável pela lubrificação dos fios e couro cabeludo. Na superfície do couro cabeludo, existe um manto protetor, formado pela secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas.
Cada folículo piloso produz apenas um fio de cada vez. Normalmente o ser humano possui um média de 90 a 100 mil fio de cabelo.

Estrutura dos Fios

A haste do fio de cabelo é constituída por três camadas:
Medula - O componente localizado na parte central.
Córtex – A parte mais volumosa, compõe cerca de 70% da massa do fio de cabelo. É formada por estruturas fibrilares denominadas microfibras e por outros componentes, entre eles, os grânulos de pigmento (melanina) responsáveis pela cor dos cabelos.
Cutícula – A camada externa do fio. Origina-se no folículo piloso como uma camada celular única, que se torna inclinada e passa por um estagio de completa queratinização. Sobrepondo-se uma sobre a outra, estas células queratinizadas dão origem a uma estrutura semelhante a um telhado, conferindo a cutícula uma característica de multicamadas. A cutícula forma a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior do fio. Sua deterioração é causada pela ação mecânica (escovar, pentear, secar), por meio químico (xampus, tinturas, permanentes e descoloração) e por agentes externos (água do mar e de piscinas, vento, sol e principalmente, os raios ultravioletas do sol).

Fases de Desenvolvimento

.Anágena
Fase de crescimento responsável pelo tamanho dos fios. Dura de 4 a 6 anos, 85% dos fios estão nessa fase. M= 1cm/mês
.Catágena
Fase de descanso. Dura 3 semanas e 1% dos fios estão nessa fase.
.Telógena
Fase de desprendimento. Dura de 3 a 4 meses. 14% dos fios estão nessa fase.

Constituição

97% de proteínas e 3% de água.
Medula camada interna.
Córtex camada média contém os pigmentos responsáveis pela cor.
Cutícula camada externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário