sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cutícula, Cortiça ou Córtex e Medula.


Cutícula: é a primeira camada do cabelo, compõe a parte externa da haste, é a parte que tocamos.

Forma a superfície que protege o cabelo, sendo composta por uma camada única de células que se recobre uma a uma de maneira parcial, tal como escamas em peixes.

Aparentemente a cutícula é lisa, porém se olharmos sua composição miscroscópica poderemos visualizar inúmeras camadas de escamas transparentes sobrepostas.

"Como as escamas se recobrem diversas vezes umas às outras, um corte transversal da cutícula da à impressão de uma estrutura de camadas múltiplas de 3 a 10 espessuras.

Essas células cuticulares, muito achatadas (0,5 micrometros) e muito alongadas (45 micrometros) são constituídas de três partes (todas com composição protéica e constituídas de ENXOFRE - cistina) :

- A epicutícula

- A exocutícula

- A endocutícula¹”

A cutítula é muito resistente, suporta ação química e física intensa. Sua força é a estrutura do fio. Assim, se houver danos consideráveis à cutícula, o cabelo
aparentará fragilidade e sensibilidade intensa.
Cortiça ou Córtex : é a segunda camada do fio, composta de células alongadas que possuem os pigmentos que colorem os cabelos. Fica sob a camada das
cutículas. É chamada de coração do cabelo. Esta camada é responsável por atributos importantes do fio, como a força ou solidez do fio e a elasticidade.

Os pigmentos existentes nos cabelos se dividem em:

* Granulosos/granulados (eumelaninas): criam os tons enegrecidos ou sombrios. São os pigmentos variantes entre as cores preto e castanho
(vermelho escuro).

* Difusos (faeomelaninas): criam os tons claros. São os pigmentos que compõem as cores que se encontram entre o ruivo e o louro.

E os cabelos brancos?

O surgimento dos fios brancos está diretamente ligado à produção de melanina que não se dá de forma constante e sofre uma paralisação em determinada altura da vida, produzindo fios branquinhos. Assim, aos 40 ou 50anos começam a surgir os fios brancos em grande quantidade.

Medula: esta é a parte nuclear do fio, nela encontramos células gordurosas, mais pigmentos e a projeção do bulbo capilar.

Os pigmentos dos cabelo são denominados de melanina. O principal componente do fio é a queratina² que compõe todas as matérias córnicas do mundo animal.

Veja a composição química ou basicidade científica do fio de cabelo:

CARBONO …………………. 50,66%
HIDROGÊNIO ……………. 6,36%
NITROGÊNIO ……………. 17,14% (AZOTO)
OXIGÊNIO ……………….. 20,85%

Para elencar, didaticamente, os tipos de cabelos que podemos identificar no cotidiano, temos que entender a divisão feita quanto à Estrutura dos Fios e quanto
à Sensibilidade dos Fios.
Quanto à Estrutura, ou seja, quanto à compleição e constituição celular do cabelo, devemos obedecer a seguinte classificação básica:

a. Grossos
b. Médios
c. Finos

Importa termos em mente que a estrutura do fio não é proporcionalmente idêntica à sua força e resistência.

Quanto à Sensibilidade ou porosidade do cabelo devemos atentar para o fato de que a sensibilidade ou porosidade dos fios corresponde ao estado natural dos
mesmos e à sua capacidade de absorver elementos líquidos.

Assim, temos:

a. Cabelos Porosos: são fios que absorvem com mais celeridade. Assim, eles absorvem rapidamente os líquidos e, conseqüentemente, demoram mais à secar. Estes cabelos absorvem muito rapidamente as químicas, colorindo ou descolorindo com mais rapidez. Geralmente, são cabelos de aspecto ressecado.

b. Cabelos Normais: suas reações encontram-se dentro de uma “normalidade”, pois não se dão lenta ou rapidamente.

c. Cabelos Impermeáveis: são os fios que demoram à absorver líquidos pois têm suas escamas muito fechadas, assim, secam rapidamente. Geralmente, têm aspecto fino e oleoso.
(continua…)

d. Pontas duplas (Tricoptlose): Dá-se uma ruptura que começa nas pontas dos cabelos, tornando-os difíceis de pentear e fáceis de quebrarem com o manuseio de pente ou escovas.
e. Pontas desfibradas (Tricoclase): Nesse caso é mais grave. As pontas dos cabelos ficam desfiadas, tornando-as gravemente quebradiças, deixando os cabelos arrepiados, armados e feios.
f. Traumatizado: Vento, poluição, cloro, tintas, tonalizantes, secadores, chapinha, etc violentam e abrem as escamas da cutícula, desidratam, quebram e eletrizam os cabelos.


O que fazer: Os cabelos devem ser hidratados, nutridos, condicionados sistematicamente.


Hidratante: Produto que penetra internamente no fio do cabelo, repondo a umidade natural.


Condicionador: Produtos que com o uso vão devolvendo aos cabelos a mesmas condições antes de serem danificados.

CABELOS E PROBLEMAS

Os problemas que mais preocupam são os da raiz (bulbo). Por uma série de fatores , os cabelos sofrem as conseqüências que às vezes os levam a queda parcial ou total (Alopecia). As situações em que é envolvido o couro cabeludo, são anomalias tais como:


>> SEBORRÉIA: substâncias oleosas que acumulam e se solidificam na raiz, inibindo a oxigenação, assim causando o sufocamento do bulbo.

>> HIPERIDROSE: excesso de suor, causado pelo descontrole das glândulas sudoríparas, mistura-se ao sebo causando asfixia do bulbo e oleosidade nos cabelos.


>> ANÊMICO: Acumulam-se os problemas acima descritos e é afetada a circulação sanguínea da papila pilosa tornando o sistema de alimentação do bulbo insuficiente.


>> ALOPECIA: couro cabeludo com seborréia, hiperidrose, mal nutrido e anêmico, inicia-se uma anomalia, a alopecia (queda dos cabelos)

OBS: Mas em todos os casos acima citado é indicado lavar os cabelos com água morna, uma boa limpeza é fundamental para a saúde de todos os cabelos. O choque térmico (água fria imediatamente após a limpeza dos cabelos) é benéfico e quase necessário, é cientificamente comprovada a sua eficiência.
CICLO DE VIDA DO FIO
Fase do crescimento (Anágena)
Esta fase dura entre 3 a 5 anos. As células da papila se dividem permanentemente e empurram as precedentes para cima. Este processo de empurrão das células é o responsável pelo crescimento do fio.

Fase de repouso (Catágena)

Sua duração varia de 3 a 4 semanas. A divisão celular diminui e depois cessa. O cabelo não cresce mais.

Fase de queda (Telógena)

Duração média de 3 a 4 meses. A multiplicação celular não acontece mais, o cabelo desprende e cai. Em seguida a papila se reativa e um novo fio de cabelo se forma.


> Na vida de cada pessoa o folículo pode produzir em média 25 ciclos.

> Diariamente perdemos de 30 a 50 fios. Esta troca é lenta e nem se percebe. Se esta média for superior pode haver um desequilíbrio.

> O fio de cabelo cresce em média de 1 a 2 cm ao mês.


TIPOS DE CABELO

Cada pessoa já nasce com seu tipo de cabelo (seco,oleoso,normal) que são características transmitidas por fator hereditário. Mas outros fatores podem alterar sua natureza original, tornando-os mistos, com pontas duplas, ressecados e danificados.


>> CABELOS SECOS: São de toque áspero, sem brilho, volumosos, armados e frágeis. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear e desembaraçar. Algumas causas mais comuns: hábitos alimentares, longas exposições ao sol e banhos de mar e piscina sem prevenção adequada, processos de tintura, permanentes, alisamentos. Estes fatores ocasionam desequilíbrio com a secreção nas glândulas sebáceas tornando o couro cabeludo e os fios secos.


>> CABELOS OLEOSOS: São gordurosos, pesados, sem volume e geralmente finos. Têm brilho que é decorrente do excesso de oleosidade. O fato de possuir maior secreção sebácea pode ocasionar e acelerar o processo de queda. Causas mais comuns: o stress físico e mental, alimentação desequilibrada, problemas hormonais, provocam desequilíbrio na secreção das glândulas sebáceas acelerando sua produção, influindo na oleosidade da pele e dos cabelos.


>>CABELOS NORMAIS: São macios, sedosos, de aparência saudável, brilhantes e com volume. As glândulas sebáceas liberam apenas a oleosidade suficiente para lubrificar naturalmente os fios.


>> CABELOS MISTOS: Geralmente o couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Causas mais comuns: Produtos inadequados, processos químicos como tinturas, alisamentos, uso exagerado do secador, agentes externos como sol, água do mar e piscina entre outras.


FORMAS DE CABELO

A curvatura é a característica do cabelo que mais influência o volume , a penteabilidade e a maleabilidade, entre outras características. A curva do cabelo crespo, ondulado e liso é determinada geneticamente, variando de acordo com as raças.


CABELOS LISOS - é predominante nas raças mongólicas, como os chineses, esquimós e índios. São cabelos grossos e lisos, com algumas variantes: lisos e finos e ligeiramente ondulados.>


>CABELOS ONDULADOS - é predominante nas raças caucasóides como os europeus. São cabelos finos e ondulados, que se dividem em ondulados, muito ondulados e cacheados.


> CABELOS CRESPOS - é característico de quase todas as raças negras e suas miscigenações podendo variar em crespos e muito crespos.

[Fontes: - houseofbeauty.files.wordpress. & Terractiva]

1. Atlas do Cabelo (L’oreal)

2. Composição média da queratina resulta da combinação de 19 ácidos aminados:
alanina - 2,8 a 3,5 %
valina - 5,0 a 5,8 %
leucina - 6,4 a 6,9 %
isoleucina - 2,3 a 2,5 %
serina - 9,6 a 10,8 %
treonina - 6,5 a 7,5 %
fenilalanina - 2,2 a 2,8 %
tireosina - 2,1 a 2,7 %
ácido aspártico - 5,6 a 6,5 %
ácido glutâmico -14,3 a 15,5 %
glicina 3,3 a - 3,5 %
lisina - 2,6 a 3,1 %
arginina - 8,8 a 9,6 %
histidina - 0,8 a 1,1 %
cistina - 14,0 a 16,5 %
metionina - 0,5 a 0,9 %
ácido cisteico - vestígios

Um comentário: